segunda-feira, 26 de novembro de 2012

RIO SE DESTACA ENTRE AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS E SEEDUC VISITA ESCOLAS PÚBLICAS DE EXCELÊNCIA na FRANÇA

Siga os LINKS respectivamente notícias do Brasil e França
http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1342491

-->

-->
BRASIL
MEC divulga resultados do ENEM 2011


O Ministério da Educação divulgou na última quinta-feira (22/11) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2011. Foram apresentadas as médias de 10.076 escolas de todo o país, que tiveram participação igual ou superior a 50%.

No Rio de Janeiro, entre os 202 colégios da Rede Pública com resultados divulgados, 164 (81%) são da Rede Estadual. Os números apontam que as escolas fluminenses tiveram o melhor desempenho no Brasil e entre as Instituições da Região Sudeste.

Enquanto a média geral do país foi de 480,65, a média da Rede Pública Estadual do Rio foi de 506, impulsionando a média total do estado. A participação dos alunos na avaliação se manteve estável, em 60%. A rede privada também teve média satisfatória (579,14), comparada à nacional (572,09).

- O resultado foi muito bom, considerando o conjunto das Redes Pública e Privada. Como a Rede Estadual é a maioria, podemos dizer que a nossa média alavancou a posição do Rio frente aos demais estados – explica o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.

O resultado geral considerou a média de pontuação obtida nas provas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.

A Secretaria de Estado de Educação também fez um diagnóstico das Unidades Escolares que não apresentaram médias satisfatórias no último ENEM. A maioria se concentra na Região Metropolitana, especialmente na Capital e na Baixada Fluminense.

- Não é por coincidência que temos nessas regiões mais boicotes às avaliações, como o SAERJinho e o SAERJ. Isso só reforça a importância de intensificar a participação nas provas – destaca Risolia.

Entre as Escolas Estaduais com melhor desempenho, destacaram-se: CE José Leite Lopes - Nave (Rio de Janeiro); CE Horácio de Macedo (Rio de Janeiro); CE Comendador Valentim dos Santos Diniz - Nata (São Gonçalo); CE Carlos Maria Marchon (Nova Friburgo); CE Augusto Spinelli (Nova Friburgo);; CE Professor Jamil El Jaick (Nova Friburgo); CE Maria Zulmira Torres (Cantagalo); CE Pedro Batista de Souza (Santo Antônio de Pádua) e CE Dr. Tuffy El Jaick (Nova Friburgo).

FRANÇA
-->
22/11/2012 - 16:47h - Atualizado em 22/11/2012 - 16:47h

Nesta quinta-feira (22/11), o Secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, e a comitiva formada por professores e gestores da SEEDUC, em visita à França, conheceram dois Internatos de Excelência: Sourdun e Cachan.

Os alunos dessas unidades são selecionados pelo governo, levando em consideração o bom rendimento escolar e o menor poder aquisitivo familiar. Há, ainda, oportunidades para estudantes que se inscrevem voluntariamente.

O Internato de Excelência Sourdun fica a 130 Km de Paris e atende a 500 alunos. As famílias contribuem anualmente, com um valor de 500 a três mil euros. Além do Ensino Regular, a unidade investe no esporte: equitação e esgrima.

Já o Internato de Excelência Cachan atende a 90 alunos. Além do Ensino Fundamental Regular, a unidade valoriza a arte e a cultura. Todas as quartas-feiras, à tarde, a escola realiza um passeio cultural. Outra prática adotada pela unidade é a escolha do aluno destaque do mês, com o objetivo de valorizá-lo junto à comunidade escolar.

Na última terça-feira (20/11), o secretário de Estado Wilson Risolia assinou um convênio com o Ministério da Educação Francês para a criação de uma escola bilíngue Português/Francês no Rio de Janeiro. Esta é mais uma parceria do programa Dupla Escola.

O prédio onde funcionará a unidade bilíngue será no antigo imóvel do Museu da Imagem e do Som, na Praça XV, que será adaptado e passará por reformas. As aulas começarão em fevereiro de 2014.

O acordo foi assinado com a Academia de Créeéil, uma espécie de Secretaria de Estado na França. Participaram do encontro, além de Risolia; o reitor de Créteil, Willlian Morois; e o Inspetor Geral para Idiomas Estrangeiros do Ministério da Educação da França, Michel Perez. A partir de 2013, o ensino do Português do Brasil será aceito como oficial pelo Ministério da Educação da França.

“Nossa primeira conversa com o Governo Francês foi em novembro de 2010. Dois anos depois estamos, de fato, assinando o convênio. Será uma escola onde os alunos do Estado do Rio de Janeiro aprenderão o idioma, a cultura, as linguagens, as artes, a música francesa”, disse o Secretário Wilson Risolia.

“Essa parceria é muito importante para o futuro da França. Queremos trazer escolas brasileiras para a França e esse é o começo. Vamos focar no ensino do idioma francês”, afirmou Michel Perez.

Da parceria constam ações e intercâmbios envolvendo professores e estudantes brasileiros e franceses, que coordenarão o currículo adequado para o aprendizado do idioma e cultura franceses.

Durante a visita à França, o Secretário e os servidores da SEEDUC estiveram em Unidades Escolares em diferentes regiões do país.

Na segunda-feira (19/11), a comitiva visitou duas escolas na periferia de Paris. Uma delas, o Collège Pierre ET Marie Curie de Villiers-sur-Marne, é referência no ensino da Língua Portuguesa, onde 57 dos 478 alunos falam idioma português. Nesta unidade, os estudantes aprendem também o espanhol.

Na outra escola, o Collège Maurice Thorez - com 474 estudantes -, visitada no primeiro dia de trabalho, a equipe de docentes fluminenses conheceu uma realidade diferente, em uma área com violência, tráfico de drogas, imigrantes e desemprego dos pais dos alunos. Essas escolas ficam em regiões chamadas de “Zonas Prioritárias de Educação”. Nessa região de Paris, há alunos de 70 nacionalidades diferentes.

O Secretário encontrou-se, ainda, com o presidente da Editora Deyrolle, que desenvolve uma ação com livros didáticos sobre preservação do Meio Ambiente e Biodiversidade em escolas francesas.

Na terça-feira (20/11), a comitiva da SEEDUC visitou, ainda, a Cidade do Cinema, onde estão as instalações dos Estúdios Besson; a Escola Nacional Louis Lumière; o Liceu Suger de Saint-Denis (1041 alunos); o Liceu Montaleau à Sucy en Brie, que é uma escola de hotelaria; e o Collège Camille Saint Saëns (511 alunos).

Na Escola Louis Lumière, o secretário encontrou a ministra Valérie Fourneyron. A instituição é profissionalizante e conta com 150 alunos. A unidade ensina técnicas de cinema e televisão, passando por sonorização, fotografia e efeitos audiovisuais. Na ocasião, Risolia também conversou com a aluna brasileira da UFF, Ana Carolina Perdigão, que faz intercâmbio na Louis Lumière.

No Liceu Montaleau, os alunos fazem cursos de hotelaria, confeitaria, barman, sommelier, artes, e também estudam os idiomas inglês, francês e espanhol. A escola tem dois restaurantes abertos ao público, onde as refeições são preparadas pelos próprios estudantes.

Na quarta-feira (21/11) de manhã, Risolia visitou o Liceu Du Gué em Tresmes. À tarde, a comitiva partiu para a Região de Meaux, uma área rural a 60 km de Paris, também considerada Zona Prioritária de Educação. O secretário conheceu o transporte escolar no Collège Camille Saint Saëns. Na unidade, 84% dos alunos utilizam transporte rural e 40% são de baixa renda ou filhos de desempregados.

O colégio utiliza sistema semelhante ao Conexão Educação. Os 38 professores lançam as notas dos alunos no diário tradicional e na internet. Os trabalhos para casa e os comunicados aos familiares também são disponibilizados online, para que os pais acompanhem as atividades escolares e o rendimento dos filhos.


Curiosidades:

• O salário mínimo na França é de 1.100 Euros.
• A carga horária de trabalho é de 35 horas semanais.
• Um professor com dez anos de carreira recebe 2.200 Euros.
• O docente que trabalha nas Zonas Prioritárias recebe acréscimo de 100 Euros ao salário.
• Os alunos mais velhos ajudam na mediação de conflitos entre os mais novos.
• O Ensino Médio na França é direcionado para a vocação do aluno como cidadão.
• O professor faz concurso e é obrigado a dar aulas na escola em que o Governo determinar, pelo menos nos cinco primeiros anos de concursado.
• Turmas especiais com alunos de diferentes segmentos fazem aulas de reforço ao menos duas horas por semana.
• Os professores assinam documento se comprometendo a acompanhar os alunos que menos se desenvolveram durante todo o curso.


====================================================
 

OUTROS ASSUNTOS DA SEEDUC/RJ:LINKS PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA CONSCIÊNCIA NEGRA: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1342900

Nenhum comentário:

Postar um comentário