quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Revolução Educacional

A revolução educacional que a tecnologia pode propocionar
Por Thyago Taian da Rocha Ziderich e Mariana da Silva Barbalho
Alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadal José Leite Lopes
Núcleo Avançado em Educação


Não basta mais termos em sala de aula professores ensinando conteúdos de maneira tradicional e mecânica, se fora daquele espaço de ensino existe um crescente mundo virtual e tecnológico que cada vez mais faz parte do cotidiano dos estudantes. É preciso que a escola e os professores repensem sua metodologia de trabalho e procurem alternativas para introduzir a tecnologia no contexto das aulas, contribuindo para um melhor aprendizado dos estudantes.

Existem diversas maneiras para que a instituição de ensino e os profissionais da mesma usem a tecnologia de forma construtiva e interativa, através do computador e principalmente da internet. A internet, para fins pedagógicos, permite ao aluno uma interação impressionante, além de possuir possibilidades inesgotáveis de pesquisa.

É preciso que os professores ensinem e estimulem os alunos a utilizarem novas mídias, tais como a internet, blogs, o que irá contribuir muito para aumentar a motivação e o interesse dos mesmos, preparando – os para um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico.

O uso de redes sociais como o facebook, o Orkut, o MSN, entre outros, também tem tudo para estimular cada vez mais os alunos. Usar essas redes como ferramentas de debates virtuais, mobilizações para entregas de trabalhos e formas de conhecimento, fará com que o aluno tenha um interesse e estímulo de ir à escola, jamais presenciados antes.

O fato de se ter projetores e quadros interativos nas salas de aula seria outra novidade muito interessante para alunos e professores. Os educadores não precisariam mais se desgastar tendo que copiar longas matérias no quadro. Em vez disso, poderão preparar apresentações para serem exibidas nos quadros interativos e consequentemente os alunos não tendo que copiar longas matérias, poderão se concentrar mais na explicação do orientador e posteriormente, ter acesso ao conteúdo dado.

É importante citar também que os professores, para fazerem com que suas aulas fiquem mais dinâmicas e interessantes, precisam ter estrutura para isso. A escola deverá oferecer aos professores recursos e formação que nos possibilitem a fazer uso de todas as práticas citadas nos parágrafos acima. As escolas que não possuem estrutura suficiente para isso precisam e devem mudar rapidamente, pois computadores e internet disponíveis aos alunos são algo que a instituição de ensino deve oferecer aos professores como ferramenta de trabalho.

Todas essas melhorias tecnológicas no âmbito educacional contribuirão para um melhor rendimento dos alunos, que não mais considerarão a escola como um lugar enfadonho, e sim como uma oportunidade de aprender coisas novas e interessantes. Dessa forma, poderemos construir um país melhor, onde a educação ocupe um lugar privilegiado.

COMENTÁRIOS DESTE TEXTO:

Marcella Ignes disse:
13/10/2011 às 17:10

Concordo com a matéria acima, acho que se as escolas pudessem oferecer mais recursos a todos os alunos, isso motivaria mais os mesmos e sua dedicação por consequencia iria aumentar.
É torcer para que um dia todas as escolas possam conseguir aliar a educação e a tecnologia de maneira construtiva.
Gostei muito da matéria.
Parabéns aos autores.


Cidneia disse:
13/10/2011 às 23:06
Excelente matéria! Muitos docentes deveriam ler. O uso de novas tecnologias é sim um grande avanço. Porém deve ter um planejamento e objetivos claros. Docentes que não sabem fazer uso de novas metologias de ensino devem se reciclar. Os alunos mudaram e querem muito mais de nós professores e esse tipo de matéria só prova isso.

Parabéns Thyago e Mariana!

É muito boa, mas tipo eu não concordo mt com isso… acho que a utilização dos computadores, a criação de blogs e tal, só engana a gente, mts professores enrolam com isso, é uma perca de tempo, sou mais tradicional, porque qnd o professor bota a materia no quadro a gente memoriza melhor e depois tem por onde estudar.. mas isso vai de como cada professor sabe utilizar essa ferramenta! é isso ae.. um abraço e parabéns!

Fernando Machado disse:
13/10/2011 às 16:25
Ótimo ponto de vista e texto! Concordo plenamente com o uso de tais tecnologias na aprendizagem dos alunos, mas infelizmente ainda temos alguns pensamentos retrógrados e conservadores que pensam que tais dispositivos dispersam os alunos e regridem a educação. Mas cabe a eles refletirem que a educação, na sua maior parte, depende do aluno! E se esse se dispersa com os meios tecnológicos certamente se dispersará com os retrógrados. Cabe, assim, usar tais tecnologias para chamar a atenção desses alunos ..

Parabéns!!!!!

Bárbara Queiroz disse:
12/10/2011 às 21:24
Acho importante vocês terem falado sobre os professores terem aulas dinâmicas através da tecnologia. Inclusive, alguns deveriam ler isso né.. rs.
A matéria de vocês ficou muito boa, Mari e Taian!
Parabéns!

Denise Ribeiro disse:
12/10/2011 às 18:26
De fato seria ótimo se todos os setores da educação utilizassem a tecnologia a seu favor.
Ótima matéria.
Parabéns



Este conteúdo foi enviado por Cris Rodrigues para o Grupo O.T em 13-10-2011

Um comentário:

  1. Muito boa e interessante esta matéria. Esta matéria aborda com muita precisão e coerência o que poderia realmente ser mudado se a tecnologia fosse usada sempre a favor.
    Parabéns aos autores Thyago Taian e Mariana Barbalho!

    ResponderExcluir