sábado, 24 de setembro de 2011

Fomação Técnica de Alunos em 2011

Veja mais no link

Leia :os alunos da Rede Estadual ,terão curso técnicos já em 2011.Interessante para quem quer entrar no Mercado de Trabalho.

Nota muito importante:
Parabéns à comunidade Maria Mendonça e ao professor Nilton, pelo inédito evento do Xadrez em Comunidade Rural , entrando para o  RankBrasil.
Sabemos de sua luta e esforço em prol da Juventude Trajanense.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Concurso Mascote da GIDE


Alunos participem !!!   Haverá prêmios

CONCURSO MASCOTE GIDE
12/09/2011 - 11:23h 

Você e sua escola podem ganhar prêmios. Participe!
A Secretaria de Estado de Educação está com inscrições abertas para o concurso que vai eleger a mascote da GIDE – Gestão Integrada da Escola. É hora de liberar a criatividade e criar um símbolo que represente esse Sistema de Gestão que está ajudando a melhorar o ensino em nossas escolas.


O concurso é destinado a todos os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio (1º, 2º, 3º e 4º séries) e do EJA das escolas da rede que estejam implementando a GIDE. Cada unidade poderá enviar apenas um trabalho, eleito pelos alunos como a melhor mascote!


Para participar, basta enviar o trabalho escolhido pela escola, até o dia 14/10/2011, à Diretoria Regional, que fará a seleção do vencedor da regional.


O material deverá ser entregue em folha de papel A4, com folha de rosto informando o nome da mascote da GIDE, nome do aluno, série, turma e escola do criador da mascote.


Já as Diretorias Regionais deverão encaminhar os trabalhos para a Subsecretaria de Gestão de Ensino da SEEDUC até o dia 21/10/11.


Os trabalhos serão analisados pelo comitê responsável pelo concurso. Serão avaliados quesitos como: adequação ao tema proposto, criatividade, expressividade e originalidade, e qualidade do material apresentado.


O resultado será divulgado no dia 25/11/11 nos sites da SEEDUC, Conexão Aluno e Conexão Professor.


Serão premiados os três primeiros trabalhos do Estado. O aluno que ficar em 1º lugar receberá um netbook, o 2º, uma câmera digital e o terceiro colocado ganhará um MP10. A escola do aluno vencedor também será contemplada com um home theater.


Antes de enviar o trabalho, confira o regulamento deste concurso.


Mais informações:


Você sabe o que é uma mascote? Mascote é o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado escolhido como representante visual ou identificador e que passa a ser conhecido como tal.


Aluno, converse com seu professor de Artes. Ele poderá ajudá-lo a criar a sua mascote!


Quer saber mais sobre a Gide ? Clique aqui e confira!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ENEM 2010 - Resultados em TrajanoMoraes/RJ

Como acessar a página do INEP para encontrar a nota de sua escola?1-Portal inep:http://inep.gov.br
2-http://portal.inep.gov.br
3-Clic Educação Básica
4-clic ENEM
5-Clic ENEM 2010-Medias por escolas

Oito em cada 10 escolas ficam abaixo da média no ENEM e das 20 melhores, 18 são privadas
Por Demétrio Weber (demetrio@bsb.oglobo.com.br) Agência O Globo – 8 horas
do dia 12 -09-2011

http://br.noticias.yahoo.com/oito-10-escolas-ficam-abaixo-m%C3%A9dia-enem-das-060325137.html

http://sistemasenem4.inep.gov.br/enemMediasEscolas

BRASÍLIA - Oito em cada dez escolas públicas ficaram abaixo da média no último Exame Nacional do Ensino Médio (2010). É o que revelam os resultados do ENEM por estabelecimento de ensino, que o Ministério da Educação divulga nesta segunda-feira. O cálculo considera escolas em que, pelo menos, 25% dos alunos participaram do exame. Entre os colégios particulares, 8% não conseguiram superar a média nacional - um décimo do índice verificado na rede pública.
A média geral dos estudantes do último ano do ensino médio foi de 553,73 pontos, numa escala até 1.000. A nota considera o desempenho tanto nas provas objetivas quanto na redação. E é ela que serve de referência para determinar quantas escolas ficaram abaixo da média nacional: nada menos do que 8.926 estabelecimentos públicos e 397 privados. Considerando apenas a nota geral nas provas objetivas - 511,21 pontos -, 80% das escolas públicas ficam abaixo da média.
A diferença entre a rede pública e a particular é um desafio para o Sistema de Educação Brasileiro. E o ENEM 2010 apresenta novos dados sobre o problema. Das 20 escolas com maiores médias, 18 são privadas e as duas públicas são vinculadas a Universidades Federais. Na outra ponta, todas as 20 piores são públicas, assim como as 100 unidades com notas mais baixas. Entre as mil escolas com piores médias, 995 são públicas e apenas cinco, privadas.
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, lembra que outras avaliações já mostraram o abismo entre a rede pública e a particular. Para ele, é natural que existam escolas com melhor e pior desempenho, independentemente da rede à qual pertençam. O problema, observa o ministro, é mundial. No caso brasileiro, porém, o absurdo está no grau de desigualdade:
- É assim no mundo inteiro. O que chama a atenção no Brasil é que as distâncias são intoleráveis. Mais de dois terços da explicação de qualquer desempenho está fora da escola. É diferente uma escola em um bairro nobre, com um investimento anual dez vezes superior ao de uma escola pública, em área rural, que atende filhos de lavradores que não tiveram acesso à educação.
Situação diferente é a de estabelecimentos com perfis semelhantes em termos de localização, financiamento e alunado, mas rendimento escolar discrepante. Nesses casos, segundo Haddad, o gestor precisa tomar providências para melhorar a escola com fraco desempenho e replicar experiências de sucesso:
- Quando tem a mesma clientela e desempenho desigual, aí cabe ao gestor público agir.
Inep: resistência aos rankings a partir do ENEM
Ao divulgar os resultados por unidade de ensino, o Ministério da Educação separou as escolas em quatro grupos, conforme o índice de participação dos alunos no ENEM. O objetivo foi evitar que "amostras viciadas" beneficiassem determinadas escolas. Em tese, isso pode ocorrer nos estabelecimentos onde apenas uma minoria, formada pelos melhores alunos, faça o teste
O grupo 1 reúne estabelecimentos em que 75% ou mais dos estudantes fizeram as provas; no 2 estão os que ficaram na faixa de 50% a 75%; no 3, os de 25% a 50%; e no 4, de 2% a 25%. Escolas com índice de participação inferior a 2% ficaram sem nota, assim como aquelas em que menos de dez estudantes se submeteram ao exame. O ranking publicado pelo GLOBO a partir dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) só não incluiu escolas do grupo 4 por conta do baixo percentual de participação de alunos. Também foram excluídas escolas que não tiveram nota divulgada porque menos de dez alunos fizeram o ENEM
Haddad recomenda aos estudantes que vejam o percentual de participantes de cada escola ao compararem as notas. O MEC não estabeleceu critérios para definir o que deve ter mais peso, a nota ou o grau de participação. Na teoria, quanto maior o número de alunos que fizerem o exame, mais representativo o resultado.
O ministro ressalvou que o INEP tem resistências à criação de rankings. Um dos motivos é que a qualidade das escolas, segundo ele, envolve outras dimensões além do exame. Ainda mais que o ENEM é um teste voluntário, de modo que a amostra de alunos nem sempre tem validade estatística para representar o universo da escola. Entre as 20 primeiras, a parcela de concluintes que fez as provas supera os 84% em 19 delas.
Em 2010, o ENEM atraiu concluintes de 23.900 escolas de Ensino Médio Regular. Excluídas as unidades com participação inferior a 25% ou menos de 10 inscritos, esse número cai para 16.226 escolas. A maioria delas - 9.323 ou 57,5% - ficou abaixo da média geral. Na ponta de cima, 6.903 escolas superaram a média. Nesse grupo, 4.713 eram particulares e 2.190, públicas. Das mil escolas com maiores médias no ENEM, 912 eram privadas e 88 públicas.


ENEM 2010 em Trajano

"O abismo a vencer é grande. As metas da Educação Nacional ainda estão longe de serem alcançadas." Frase do Jornal da Globo

As escolas particulares estão no topo como sempre.

Falta dinheiro para a Educação Pública, diz o governo. A particular investe 10 vezes mais que a rede pública.


Clicando na imagem você  pode aumentá-la para ver melhor.





Veja aqui os resultados ENEM 2010 no município de Trajano de Moraes.

sábado, 10 de setembro de 2011

Ministro Hadad anuncia: Resultado ENEM 2010 será divulgado no dia 12 de setembro

Retirado da Página do MEC - ENEM

Desempenho de estudantes nas provas tem evolução de 10 pontos em um ano

Domingo, 11 de setembro de 2011 - 10:25
Twitter -
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) evoluiu tanto no aumento da participação dos estudantes concluintes das escolas regulares públicas e particulares — de 824 mil em 2009 para 1 milhão em 2010 — quanto na média nacional obtida por eles nas quatro provas objetivas. No período 2009-2010, a média passou de 501 para 511 pontos.

A meta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), responsável pelo exame, é atingir a média de 600 pontos em 15 anos. No entanto, mantido o padrão de resultados obtidos nas duas últimas edições, será possível antecipar essa meta em dez anos. Na avaliação do ministro da Educação, Fernando Haddad, esse resultado é muito importante: “Saímos de 45,8% (824 mil alunos em 2009) para 56,4% (1 milhão em 2010) de participação; não obstante, as notas melhoraram”.

Segundo o Ministro, o Brasil precisa caminhar ainda mais para se igualar às sociedades mais avançadas do mundo do ponto de vista educacional. “O desvio-padrão na escala do ENEM é de 100 pontos. Portanto, em um ano, nós ultrapassamos um pouco daquilo que estava planejado”, disse, em alusão aos dez pontos alcançados. “Estamos confiantes que o ENEM represente para o Ensino Médio aquilo que a Prova Brasil vem representando para o Ensino Fundamental. ou seja, um instrumento que auxilia a organização racional do currículo e que orienta o trabalho dos professores na sala de aula.”

Escola — Nesta segunda-feira, 12 de setembro, escolas, gestores, estudantes, pais e pesquisadores podem consultar, na página eletrônica do INEP, as médias obtidas pelos participantes do ENEM,  por estabelecimento de ensino no ano de  2010,. Participaram das provas mais de 3,2 milhões de estudantes, dos quais, 1 milhão de concluintes do Ensino Médio Regular. Os resultados são calculados a partir do desempenho dos alunos concluintes.

Será possível verificar as médias de todas as escolas do Brasil, por modalidade de ensino, com resultados apresentados para o Ensino Médio Regular, para a Educação de Jovens e Adultos e para as duas etapas em conjunto. Também estarão disponíveis as médias separadas das quatro áreas objetivas avaliadas no exame, a da redação e a geral — prova objetiva mais redação.

Dados do INEP mostram que o número de escolas do Ensino Médio Regular aumentou de 25.484 (2009) para 26.099 (2010). Terão as médias divulgadas os estabelecimentos de ensino com mais de dez alunos participantes do exame.

Conforme dados do INEP, 33% das escolas tiveram participação de 25% a menos de 50% dos estudantes; 27,4%, de 2% a 25%; 20,9%, de 50% a menos de 75%; 17,8%, mais de 75%. Apenas 1% ficou abaixo de 2% de participação — essa escolas não terão a média divulgada.

O ENEM de 2010 avaliou as áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias,Linguagens, Códigos e suasTecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da Redação.

Ouça o Ministro Fernando Haddad.
Assessoria de Comunicação Social


O Ministro esclarece que não devemos comparar notas das escolas, pois a rede particular investe mais 10% que a rede pública .Fonte :Jornal Nacional.Tv Globo-em10/08/2011

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dia da Pátria - Comemoração em Brasíla

Brasil, precisamos renovar nossas esperanças, para que possamos repassar fé e confiança aos nossos descendentes. Somos um povo trabalhador, criativo e muito, muito inteligente, pois sabemos aproveitar as condições adversas e sobreviver mantendo dignidade e honradez.


Precisamos nos unir e aprender a lutar pelos nossos direitos, que a todo momento são violados. Não podemos nos deixar levar por falsas benevolências. Temos que entender, que embutidos em tudo o que consumimos estão os impostos que precisam ser devolvidos à população, através de bom atendimento em saúde, habitação, educação, segurança, salários decentes, transportes e saneamento básico, condições mínimas para que a violência seja banida de nossas cidades e possamos viver em liberdade, pois hoje somos refém do medo e da falta de ética que assola diversos setores da nação brasileira. Mais que tudo, precisamos dar nossa contribuição, cumprindo nossos deveres para termos direitos como cidadãos brasileiros, na busca de melhor qualidade de vida para todos.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Adriana canta em Trajano de Moraes

No site da Cantora Adriana:

Em 10/09
Trajano de Moraes - RJ
Festa de Santa Terezinha do Menino Jesus
Local: em frente à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
Endereço: R. Coronel Alfredo, s/nº - Centro
Show: 21h