quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Amanda Luiza Felix -Palamentar Juvenil/CEMMPS

Amanda, aluna da 3ª série do Ensino Médio, participou do encontro de Parlamentares do Estado, que concluiu os trabalhos em 09 de dezembro. na cidade do Rio de Janeiro.

Dia de Festa de Formatura : 17/12/2008
A missa na Igreja Sagrado Coração de Jesus e a entrega dos Certificados de duas turmas do 3° ano do Ensino Médio e das duas turmas de 8ª série , no Trajano Social Clube marcaram as festividades da conclusão dos Cursos. A ocasião foi comemorada com grande alegria e animação. Discursos de agradecimentos, com ênfase na cidadania, na ética, nas relações de amizade foram a tônica das palavras dos oradores. Professores, pais, alunos e comunidade reuniram-se para aplaudir e incentivar os estudantes do Maria Marina. As comemorações começaram às 18:00hs e terminaram às 24:00hs sob o comando da diretora Heloísa e dos alunos Saulo e Catarina que conseguiram manter o clima de atenção da platéia em todos os momentos. Parabéns aos alunos pelos seus esforços em estudar e em melhorar cada dia mais.
Um motivo de tristeza, aconteceu com a despedida da professora Rosseline que irá se aposentar .

domingo, 23 de novembro de 2008

Eleiçâo do Grêmio para gestão 2009




A eleição foi realizada na semana passada com uma única chapa liderada pelo aluno Davi. Houve apenas 20 votos nulos . Esta eleição foi realizada  pela  Equipe do Grêmio.



sábado, 15 de novembro de 2008

Juliana no Soletrando e Despedida do Grêmio


No Rio dia 13/11/2008, aluna a Juliana representou muito bem a nossa escola.

Fiz este blog porque sou O.T. do CEMMPS e o utilizo especialmente para divulgar as atividades do colégio, incluindo as atividade do Laboratório de Informática Educacional (LIED) 

Despedida do Grêmio
Ontem dia 14/11/08 das 19 :00hs às 22:00hs o Grêmio Estudantil Zilda Botelho de Oliveira do *CEMMPS, realizou  com grande entusiasmo, um Baile a Fantasia , para marcar a sua despedida. A animação ficou por conta do DJ Danilo Ramalho, que não deixou a balada "esfriar". Muitos alunos compareceram e participaram da festa, que também tinha pipoca e guaraná para alegria geral da garotada.
Com certeza a atuação desta equipe com o apoio da diretora Heloísa H. Loureiro da Rocha Neves, conseguiu desenvolver projetos relevantes para a escola, mostrando sim que são um grupo de alunos unidos, onde todos colaboram no que é possível...,( como foi o lema da sua gestão....) buscando especialmente dialogar, divulgar e trabalhar democraticamente, tornando qualquer projeto grandioso, e de sucesso, como aconteceu este ano, na escola. Para cada aluno do grupo com sua parcela de contribuição , por vezes sacrificando suas horas de lazer, em prol dos demais,  aos alunos e professores, ao pessoal de apoio e à comunidade em geral que atendeu as solicitações do grupo, nossa eterna gratidão, pois é na soma que nos tornamos seres fraternos e mais humanos. Parabéns ao Grêmio e felicidades aos alunos que deixarão a escola e irão trilhar  novos caminhos. Que sejam Bem Vindos os novos representantes do Grêmio...
Abraços e milhões de felicidades para todos.
Leila
*CEMMPS = C.E. Maria Marina Pinto Silva.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Juliana aluna do CEMMPS participa13/11 Soletrando

Parabéns a aluna Juliana do CE Maria M.P.Silva, que participou do Soletrando dia 13/11/08, representando o município de Trajano nesta competição pelo melhor do Estado do Rio em 2008.

Notícia SEEDUC alegraTrajano -Cidadania e Ação ...

No dia 11/11/2008 na página da SEEDUC, vemos notícia sobre o projeto Cidadania e Ação - Um Momento de Integração desenvolvido por escolas municipais e estatuais do município de Trajano de Moraes, junto ao Grêmio do C.E.Maria Marina Pinto Silva (GEZBO) com apoio do professor  Luis O.Almeida Lemgruber . A Secretaria elogia a comunidade trajanense, pois observou que houve mobilização das escolas em torno dos temas Educação , Cultura, Lazer e Filantropia. Na verdade aconteceu uma integração entre as escolas e a comunidade, com grande movimentação e muita alegria. Agora, com o reconhecimento e a divulgação, todos podem se orgulhar ainda mais do projeto, pois eleva o nome do município e dos estudantes trajanenses. Agradecemos a todos, que contribuíram para esta festa da Educação. Saiba mais em: http://www.educacao.rj.gov.br/

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

III Conferência Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Brasil

III Conferência Infanto -Juvenil Vamos Cuidar do Brasil/CEMMPS
Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva
28/10/2008

Conferência do Meio Ambiente/CEMMPS

Relatório da 1ª Conferência do Meio Ambiente – Projeto Cuidar do Brasil

Data:28/10/2008
Realização : Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva (CEMMPS)
Horário:14:30h
Direção: Heloisa Helena Loureiro da Rocha Neves
Apoio: Grêmio Estudantil Zilda Botelho de Oliveira (GEZBO)

  • Resumo dos acontecimentos do evento:

    Foram realizadas apresentações em data show, dança, desfile de moda com materiais recicláveis, filmes, animações e palestras


    1-O presidente do grêmio GEZBO, Guilheme Matoso Batalini apresentou os componente da mesa e convidou a diretora Heloisa para fazer a abertura dos trabalhos. Na ocasião ,
    falou da importância e da conscientização dos cuidados com o Meio Ambiente, especialmente com a Água que é o tema principal deste evento.

    Fizeram parte da mesa, além dos palestrantes, o responsável da CEDAE de Trajano de Moraes.

    Professores presentes: Leila Azevedo Martins, Cildéia Carvalho, Ayda Pires, Marília Neves Almeida, Alba Valéria, Paulo Roberto Riguette, Lourdes Bueno Lengruber, Isabel Pacheco Martins, Maria Beatriz Matoso,Jamila S.Feldman

    Palestrantes:

    Saulo Roberto Rodrigues Pacheco, Médico Veterinário e Comerciante da comunidade - tema: Matas Ciliares.

    Adriana Pousada de Castro,  profª. de Geografia , do CIEP 279:
    PPT: Belezas Naturais Trajanenses e atitudes de respeito ao Meio Ambiente.

    Maria Zelândia Golinelli Vollú (professora do município de Macuco): Desperdício da Água e vídeo sobre Destruição e Reconstrução da natureza

    Gilberto Mendes de Moraes-Conclusão dos temas abordados.

    2-Catarina Massena Pires,  integrante do grêmio apresentou power point sobre os principais Problemas da Água no Brasil e no Mundo.
    “ Antigamente o homem considerava os recursos naturais e principalmente a água como se fossem  inesgotáveis e por isto nunca houve preocupação em preservar seus mananciais. De toda a água existente no planeta, somente 1% dela pode ser consumida pelo homem. Cerca de 97% é salgada e uma grande quantidade encontra-se poluída.
    Israel apresenta o melhor índice de aproveitamento de água do planeta.
    No Brasil não há dados oficiais sobre o aproveitamento da água e possuímos uma distribuição desigual de água. Há locais com muita água e outros onde há escassez. São também  graves os  problemas de contaminação da água oferecida à população. Sabemos que 80% das doenças que ocorrem nos POSTOS DE SAÚDE E HOSPITAIS são provenientes desta contaminação”


    3-Dr. Saulo Pacheco 
    .
     Apresenta power point com temaDesmatamento, Nascentes e Matas Ciliares.
Podemos entender que:

Matas ciliares constituem a vegetação  ao redor das águas que formam os nossos rios , lagoas , represas e nascentes .Vegetação esta, que deve ser preservada para que não haja agressão à biodiversidade. É esta vegetação que vai garantir que a água das chuvas não causem inundações .

Causas da degradação das matas ciliares:

E o que o homem faz? É justamente aí, que constroem suas casas, cultivam suas lavouras cheias de agrotóxicos , criam seu gado, implantam suas fábricas e  despejam seus esgotos , não deixando nenhuma possibilidade para que o meio ambiente se recupere, pois retirou a vegetação que protegia o solo, as plantas e os animais que mantinham o ambiente equilibrado.

E por que o homem faz isto?

Por que é nas margens dos rios, córregos, lagoas , nascentes  a ÁGUA está bem próxima de onde se precisa para qualquer atividade humana. Além disso, o solo ao seu  redor tem fertilidade , umidade e é mais econômico para agricultura e o para consumo animal e humano.

Outras causas do desmatamento:
*Crescimento populacional (É preciso aumentar as áreas de plantio para produzir mais alimentos)
*Falta de políticas governamentais voltadas para o uso correto do solo.

Apresentação de fotos de rio com água barrenta mostrando que aí a mata ciliar não foi preservada.

Cada solo tem suas características e é necessário que um técnico indique como ele deve ser explorado para que o ambiente não venha a ser prejudicado.

Importância da preservação das matas ciliares:

*O acúmulo de barro que vem dos morros e dos barrancos causam o assoreamento dos rios, quando ocorrem as chuvas. Os rios ficam muitos rasos e com isto, não se pode mais navegar neles, diminuindo também o oxigênio  para os peixes. Plantas e animais também não podem aí sobreviverem.

*MANTER A MATA PARA MANTER A QUALIDADE DA ÁGUA DOS RIOS MATAS E REPRESAS.
*EVITAR A IMPERMEABILIZAÇÃO E COMPACTAÇÃO PARA QUE O SOLO POSSA ABSORVER A ÁGUA DAS CHUVAS.(com isto evitam-se as enchentes)
*PRESERVAR AS NASCENTES: É PRECISO CARREAMENTO DE ÁGUAS PARA O LENÇOL FREÁTICO (aqui será bom que pesquise o que é lençol freático)

*Apresentação de FOTO com rio onde tem a mata ciliar protegendo suas águas.

Dr.Saulo pede que os alunos observem os rios , lagos e represas do município para ver se há mata suficiente ao redor delas.

*RESTAURAÇÃO DA MATA CILIAR
-Respeito e criação de leis
-Reflorestamento
-DESENVOLVIMENTO AUTO-SUSTENTÁVEL - o palestrante quis dizer:que a própria natureza se recicla com a utilização de técnicas ecologicamente corretas . Esse procedimento não trará lucros a curto prazo, mas com certeza tornará o ambiente e as pessoas mais saudáveis.
-Reutilização e Reciclagem
-Uso de energias não fósseis. É a utilização dos biocombustíveis (extraído da cana de açúcar, mamona, soja e outras.
-Estímulo à produção orgânica de alimentos. Reflexão: Outro desafio que o homem tem que enfrentar: Como produzir grande quantidade de alimento neste nível, sem agrotóxicos e fertilizantes? É preciso rever conceitos, mercados , mudar mentalidades e dominar tecnologias alternativas para atender à demanda.
-Evitar a monocultura ( É cultivar só um tipo de vegetal sempre no mesmo solo)Sabemos que isto causa problemas de fertilidade do solo e propicia o aumento de  pragas e doenças.

-Explicou que  existe a lei para a preservação da mata ciliar: De acordo com a largura do rio, represa ou lago,  deve ser conservada uma determinada quantidade de mata ciliar ao redor destas águas.
-A falta da preservação das matas ciliares ocasionará crise de alimentos,epidemias(pois muitos insetos e animais precisam de seu habitat natural para sobreviver)desastres naturais , acompanhadas de crises ambientais.

Explicando: O produtor explora a terra sem recuperá-la.
Reflexão: Esta atitude está trazendo graves problemas para o homem , a começar pela  saúde e qualidade de vida.


Perguntas para refletir.
O que sabemos sobre mercados ?,
aumento da população X quantidade de alimento ?
Você pensa que com os problemas ambientais que o mundo vem enfrentando poderá ocorrer um  aumento do número de empresas e empresários mais preocupados com a qualidade dos alimentos que farAlinhar à esquerdaão parte da mesa do consumidor?4-Dança: sobre a música Planeta Água(autor: Guilherme Arantes)
Coordenação: Tamara dos Santos Ramos e Andreza Patuelli Maturana(3001)
Alunas participantes da coreografia (6º ano):
Celimara
Dinamara
Carolaine
Liana
Grasiele-
Letícia




5-Adriana-
O que você poderá fazer sobre o Meio Ambiente?
Suas falas: Atitude de respeito ao Meio Ambiente

Em tempos antigos o homem mudava-se de um lugar para outro a procura de terras mais férteis para produzir.Hoje ele adapta muitas vezes , seu espaço e suas condições a qualquer preço , para produzir e obter lucro a curto prazo, sem pensar nas conseqüências sobre o meio Ambiente e a Vida.

Aquecimento Global-Fruto do capitalismo. O que se pretende hoje é conscientizar a juventude que mais esclarecida , poderá reverter este ambiente degradado que foi deixado pela geração passada.

Culpar a natureza? Não . Os desastres estão acontecendo porque nós os produzimos.

Entender que nos oceanos há mais oxigênio disponível para todos,do que na Amazônia.
Preservar os oceanos é nossa tarefa, para termos Oxigênio para respirar. Jogar lixo nos oceanos poderá nos prejudicar. A chuva ácida é um perigo para os seres vivos.

-O planeta está doente e é o próprio homem que tem que cuidar de suas feridas.

Adriana trás um power point com fotos sobre as belezas naturais do nosso município. Ressalta os rios , matas ,cachoeiras, trilhas, árvores , recantos e encantos de uma terra abençoada e relembra mais uma vez para o cuidado ,com” a terra em que vivemos”

-Mostra as paisagens em diferentes datas e a degradação.

-Evidencia a necessidade de Estação de Tratamento de Esgoto , Coleta e Reciclagem de Lixo e diz que precisamos cobrar das autoridades o SANEAMENTO BÄSICO , que é o mínimo que o cidadão precisa para ter QUALIDADE DE VIDA.

-DENGUE. Chama a atenção de cada ALUNO em particular, para evitar as doenças e mortes do verão passado.

QUANDO CADA UM FAZ A SUA PARTE e se preciso olha A CASA DO VIZINHO , ESPECIALMENTE SE ESTÁ ABANDONADA, a doença pode ser evitada.

- A seguir os alunos do Ciep realizam um Desfile de Moda com materiais recicláveis ,com a utilização de jornal, plásticos , cartão de telefone- RRR = Reciclar, Reduzir e Reutilizar


6 - Jociene – Aluna do Grêmio lê um texto sobre:
A essência da água


7- Profª Auria D.S. Ferreira-
Apresentação de power point e filmes:

- PPS.A água é um bem em perigo.Mostra regras básicas do dia a dia sobre a correta utilização da água: no banho, nas calçadas, na escovação dos dentes, nas descargas do banheiro.  Guerra devido a água .

Fonte: Ministério do Meio Ambiente/Secretaria dos Recursos Hídricos

- Filme: Animação sobre a história das GOTINHAS DE ÁGUA que atraiu a atenção da platéia devido melodia e as várias situações hilárias.


8-Maria Zelândia-

Diz ser “ecochata”
-Macuco é município com dificuldade de obter água.
-Felicita Trajano pelo verde e pela água que temos
-Relata hábitos errados no uso da água, causando desperdício .
-Diz 3,7% da água do mundo está no Brasil
-Manter vegetaçao perto das nascentes
-Lugar de lixo é no lixo
- Em Moçambique são 10L de água por habitante. É o que utilizamos em uma descarga no banheiro
-EUA 575L por habitante
-POLÍTICO NÃO DÁ GUARITA PARA O MEIO AMBIENTE,ENTÃO TEMOS QUE FAZER A NOSSA PARTE E SABER USAR A ÁGUA.
-Dia mundial da Água: 22 de março.
- DIREITO DA ÁGUA,  A ONU( Organização das Nações Unidas)em março de 1992 fala sobre a ÁGUA - “Faz parte do patrimônio do planeta,cada continente , cada povo, cada cidadão é plenamente...”



9-PPS realizado pelo Grêmio:

”Água nosso bem mais precioso”
-Uma linda música acompanha fotos e mensagens sobre a paisagem do nosso município Trajano de Moraes, mostrando as áreas degradadas e as belezas a serem exploradas .
CONSCIENTIZAÇÀO é a palavra final.


10 Power Point sobre: CARTA DO ANO 2070 
( revista Crónicas de los Tiempos)
Com imagens fortes sobre a falta de Água e suas cruéis conseqüências para a humanidade
Que atitude tomar?




11-Palestra do Prof. Gilberto (Geografia)
- Culpamos EUA e China ,não querendo ver o que fazemos de errado

-O consumismo exagerado
-Perda da sustentabilidade
-Água recurso natural.Sem ela nada podemos fazer
-Sem sustentabilidade temos a riqueza  e  agregada a ela estão as doenças
REFLEXÃO: Alguém disse certa vez: O que queremos ? Ter o consumidor para gerar mais riquezas ou adoecer e matar o consumidor?.
-Cada um deve fazer a sua parte para conservar este bem natural.
-AGRICULTURA, PECUÁRIA E MEIO AMBIENTE tem que andar de mãos dadas-
-Produzir com sustentabilidade
-No evento de hoje não pudemos notar a presença de nenhuma autoridade municipal.
-Quem mais perde com a péssimas condições ambientais são os mais carentes.


-12-Filme exibido por Maria Zelândia 
Muito interessante retratando a destruição e reconstrução da natureza
Com letra em inglês e melodia e interpretação bastante significativa sobre o tema em questão.


Recado Final sobre a Conferência do Meio Ambiente

Ao fazer o trabalho para o seu professor por favor não copiem este relatório. Façam do seu jeito, colocando sua ideia e sua opinião. Sabemos que há diferença de pensamentos.

As palestras foram muito interessantes , bem como todas as PPS, onde foi muito bem explicado o cuidado que devemos ter com a nossa moradia que é a TERRA . Apesar de não participar efetivamente dos trabalhos , sabemos o quanto todos  se esforçaram para fazer o melhor. E podemos dizer: valeu a pena o esforço, porque na verdade,  não podemos nos acomodar , pensando que não seremos atingidos pela destruição do planeta. É pura ilusão imaginarmos que estamos imunes...

Eu aprendi bastante. E vocês?

Deixe seu comentário neste blog, anotando por exemplo fatos que não foram citados , tais como:
Nome dos alunos do CIEP que participaram do desfile.
Gostaria que escrevessem em 2 ou 3 linhas sobre o que mais lhes chamou a atenção.
ou algo que não sabia e passou a entender.



SUA CONTRIBUIÇÃO SERÁ VALIOSA PARA TODOS.

 NÃO ESQUEÇA DE FAZER UM COMENTÁRIO .

Este é um esboço dos principais temas que foram abordados neste evento. Dele participaram não somente os alunos do CEMMPS ,mas também alunos e professores do CIEP Guiomar G.Neves.



Provérbio Africano

A água não é nossa
O ar não é nosso
É um tesouro que guardamos
para as gerações futuras.


Retirado de um filme Sobre a Água (TV escola) 

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Equipe vencedora do Cidadania-Ação Um Momento de Integração

A equipe vencedora ganhou como prêmio uma viagem para"O Parque de Diversões Hopi Hari "em São Paulo. Parabéns às alunas do C. E. Maria Marina Pinto Silva ".  Seu sucesso é o nosso orgulho".

Parabéns às alunas participantes :  
Ana Carolina Pires Simões da turma 602, Alice Pimenta Caetano, da turma 702, Alessandra Dias Félix da turma 801, Joana Gomes Fernandes e Graziele Medeiros Cosme, da turma 901.

sábado, 23 de agosto de 2008

CEMMPS: Cidadania Ação um Momento de Integração"

O Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva, de Trajano de Moraes, concretizou ontem o Projeto Cidadania Ação Um Momento de Integração pensado pelo prof. Luis Otávio, diretor  da  EE Monclar Gomes e também professor do CEMMPS, tendo a frente o Grêmio Estudantil Zilda Botelho de Oliveira (GEZBO) do  colégio e cujo presidente é Guilherme Matoso Batalini.
Este evento só foi possível devido a adesão dos diretores das escolas , do apoio dado pelo comércio local e pela Prefeitura, através da Secretária de Educação Municipal profª. Marcia Sartori.
Participaram além do CEMMPS, as Escolas Municipais Marini, Honestalda de Moraes,  Lagoinha , as Escolas Estaduais CE João de de Moraes Martins de Visconde de Imbé, EE José de Moraes Souza ,da Tapera,  EE Maria Mendonça e o CIEP Guiomar Gonçalves Neves
Cada escola deveria cumprir 3 atividades: Apresentação Artística; Entrega de donativos para uma Instituição Pública do Município e ainda a realização de uma prova de Conhecimentos Gerais .
Somente a prova  serviu para verificar  a melhor escola , pois as outras atividades , já todas teriam tido a mesma pontuação ,
Em 3º lugar, classificou-se o Ciep, em 2º, a EE José de Moraes e Souza e em 1º lugar,  o Colégio Maria Marina. O prêmio será uma viagem para a equipe vencedora a um Parque de Diversões em SP.
A Banda São Francisco de Paula ,o DJ Danilo Ramalho e especialmente as apresentações artísticas dos alunos tornaram o ambiente festivo e descontraído.
Foi realmente um momento de Integração entre a comunidade e as escolas ,que se encontravam na praça principal de Trajano, espaço de cultura e lazer partilhado com muita alegria e animação por crianças adolescentes e adultos.

domingo, 10 de agosto de 2008

domingo, 3 de agosto de 2008

Foto do Senador Cristovam Buarque


Foto do Senador Cristovam Buarque citado na primeira página deste blog.

Informação e Comunicação/Internet e função OT

Assistindo ao programa Globo Ciências ,no canal Futura no dia 02 de agosto de 2008, pudemos anotar sobre a fala dos entrevistados :
  • Computador :" Máquina que estimula o desenvolvimento de formas criativas de pensar, que permite agir e pensar inteligentemente."

  • "O uso da tecnologia está caminhando no sentido da miniaturização,portabilidade e convergência"

  • Rogério da PUC/SP falando sobre o Ciberespaço diz que a internet influencia na maneira como as pessoas se comunicam e é um dilúvio de informações, que ajuda a construir o conhecimento de maneira democrática e colaborativa, pois quebra as barreiras que impedem a circulação das informações.
  • Notícias sobre a função Orientadores Tecnológicos no estado do Rio-Até agora nenhuma decisão legal sobre a função O.T.
  • Se a Tecnologia da Informação e da Comunicação é tão importante para todos, por que no setor da educação, tantos empecilhos são colocados, para que o aluno tenha acesso aos LIEDs e a orientação dos O.T.s?

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Educação


Comemoração dos 34º aniversário do CEMMPS
Foto de Leila em 2001-

Blog com a finalidade de divulgar o cotidiano do C.E.Maria Marina Pinto Silva seus projetos e as ações educativas.


Este blog pretende comentar , divulgar e refletir sobre questões educacionais e sociais, trocar idéias, buscar soluções em qualquer área do conhecimento visando a comunicação e a informação que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sabemos desde já, que só através de organismos governamentais, dos agrupamentos sociais e das ações dos homens de boa vontade é que poderemos construir espaços de convivência em harmonia com o nosso planeta. Encontramos dificuldades de comunicação em vários setores a começar pela nossa família... Por esta razão é tão importante trabalhar, estudar , ler e o mais difícil conviver em diferentes grupos , respeitando e aceitando o outro na medida das nossas possibilidades e racionalidade.


Educação: Em um programa de entrevista na TV Senado no dia 13 de julho de 2008 o senador em questão e o diretor do SINPRO Antonio Lisboa concordaram que a Educação deve ser a meta prioritária do Governo, da Sociedade e precisa de investimento para que alcancemos níveis melhores de aprendizagem.
Afirmam também que o Piso Nacional é baixo, porém é uma conquista, por entender que há divergências salariais nas diversas regiões e municípios. Explicaram também que, somente o professor regente ou com função pedagógica receberão este teto salarial e que das quarenta horas um terço será destinada às atividades de planejamento.


Leiam o texto do senador Cristovam Buarque “REPORTAGENS -A pobreza da riqueza”
site:http://www.portalbrasil.net/reportagem_cristovambuarque.htm

domingo, 13 de julho de 2008

Criação do Colégio Maria Marina Pinto Silva-Trajano Moraes-Rj-Br e Cristovam Buarque


Breve histórico da Ato de Criação do Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva

Foi criada no Governo Faria Lima, na gestão da Secretária Myrtes de Luca Wenzel, pelo decreto nº1245 de 04/05/1977, publicado em D.O de 05/05/1977, que transformou a Escola Estadual Maria Marina Pinto Silva em Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva, sediado na Praça Nilo Peçanha s/nº em Trajano de Moraes, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Funcionando nesta época, além do 2º segmento do Ensino de 1º Grau, o Curso de 2º Grau de Formação de Professores.

Pela Portaria nº2278/ECDATde 29 de outubro de 1981,o Maria Marina foi autorizado a ministrar, no Ensino de 2º Grau , Estudos Adicionais, com aprofundamento na área de Técnicas Agrícolas, e também Habilitação Básica em Técnicas Comerciais. Atualmente, não temos nenhum destes cursos.
Hoje , 12/02/2011, temos o 2º segmento do Ensino Fundamental e o Ensino Médio com o Curso de Formação Geral Diurno e Noturno,com aproximadamente 310 alunos
A postagem sobre a criação da escola foi reeditada em março de 2011.





Em um programa de entrevista na TV Senado no dia 13 de julho de 2008 o senador em questão e o diretor do SINPRO Antonio Lisboa concordaram que a Educação deve ser a meta prioritária do Governo e da Sociedade, precisando de investimento para que alcancemos níveis melhores de aprendizagem.

Afirmaram também que o Piso Nacional é baixo, porém é uma conquista, por entender que há divergências salariais nas diversas regiões e municípios. Explicaram que, somente o professor regente ou com função pedagógica recebem este teto salarial e que das quarenta horas, um terço será destinado às atividades de planejamento.

Imagem do site:http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=8632353303042709439






REPORTAGENS -A pobreza da riqueza



Por Cristóvam Buarque
"Em nenhum outro país os ricos demonstram mais ostentação que no Brasil. Apesar disso, os brasileiros ricos são pobres. São pobres porque compram sofisticados automóveis importados, com todos os exagerados equipamentos da modernidade, mas ficam horas engarrafados ao lado dos ônibus de subúrbio. E, às vezes, são assaltados, seqüestrados ou mortos nos sinais de trânsito. Presenteiam belos carros a seus filhos e não voltam a dormir tranqüilos enquanto eles não chegam em casa. Pagam fortunas para construir modernas mansões, desenhadas por arquitetos de renome, e são obrigados a escondê-las atrás de muralhas, como se vivessem nos tempos dos castelos medievais, dependendo de guardas que se revezam em turnos.
Os ricos brasileiros usufruem privadamente tudo o que a riqueza lhes oferece, mas vivem encalacrados na pobreza social. Na sexta-feira, saem de noite para jantar em restaurantes tão caros que os ricos da Europa não conseguiriam freqüentar, mas perdem o apetite diante da pobreza que ali por perto arregala os olhos pedindo um pouco de pão; ou são obrigados a restaurantes fechados, cercados e protegidos por policiais privados. Quando terminam de comer escondidos, são obrigados a tomar o carro à porta, trazido por um manobrista, sem o prazer de caminhar pela rua, ir a um cinema ou teatro, depois continuar até um bar para conversar sobre o que viram. Mesmo assim, não é raro que o pobre rico seja assaltado antes de terminar o jantar, ou depois, na estrada a caminho de casa. Felizmente isso nem sempre acontece, mas certamente, a viagem é um susto durante todo o caminho. E, às vezes, o sobressalto continua, mesmo dentro de casa.
Os ricos brasileiros são pobres de tanto medo. Por mais riquezas que acumulem no presente, são pobres na falta de segurança para usufruir o patrimônio no futuro. E vivem no susto permanente diante das incertezas em que os filhos crescerão. Os ricos brasileiros continuam pobres de tanto gastar dinheiro apenas para corrigir os desacertos criados pela desigualdade que suas riquezas provocam: em insegurança e ineficiência.
No lugar de usufruir tudo aquilo com que gastam, uma parte considerável do dinheiro nada adquire, serve apenas para evitar perdas. Por causa da pobreza ao redor, os brasileiros ricos vivem um paradoxo: para ficarem mais ricos têm de perder dinheiro, gastando cada vez mais apenas para se proteger da realidade hostil e ineficiente.
Quando viajam ao exterior, os ricos sabem que no hotel onde se hospedarão serão vistos como assassinos de crianças na Candelária, destruidores da Floresta Amazônica, usurpadores da maior concentração de renda do planeta, portadores de malária, de dengue e de verminoses. São ricos empobrecidos pela vergonha que sentem ao serem vistos pelos olhos estrangeiros.
Na verdade, a maior pobreza dos ricos brasileiros está na incapacidade de verem a riqueza que há nos pobres. Foi esta pobreza de visão que impediu os ricos brasileiros de perceberem, cem anos atrás, a riqueza que havia nos braços dos escravos libertos se lhes fosse dado direito de trabalhar a imensa quantidade de terra ociosa de que o país dispunha. Se tivesse percebido essa riqueza e libertado a terra junto com os escravos, os ricos brasileiros teriam abolido a pobreza que os acompanha ao longo de mais de um século. Se os latifúndios tivessem sido colocados à disposição dos braços dos ex-escravos, a riqueza criada teria chegado aos ricos de hoje, que viveriam em cidades sem o peso da imigração descontrolada e com uma população sem miséria.
A pobreza de visão dos ricos impediu também de verem a riqueza que há na cabeça de um povo educado. Ao longo de toda a nossa história, os nossos ricos abandonaram a educação do povo, desviaram os recursos para criar a riqueza que seria só deles, e ficaram pobres: contratam trabalhadores com baixa produtividade, investem em modernos equipamentos e não encontram quem os saiba manejar, vivem rodeados de compatriotas que não sabem ler o mundo ao redor, não sabem mudar o mundo, não sabem construir um novo país que beneficie a todos. Muito mais ricos seriam os ricos se vivessem em uma sociedade onde todos fossem educados.
Para poderem usar os seus caros automóveis, os ricos construíram viadutos com dinheiro de colocar água e esgoto nas cidades, achando que, ao comprar água mineral, se protegiam das doenças dos pobres. Esqueceram-se de que precisam desses pobres e não podem contar com eles todos os dias e com toda saúde, porque eles (os pobres) vivem sem água e sem esgoto. Montam modernos hospitais, mas tem dificuldades em evitar infecções porque os pobres trazem de casa os germes que os contaminam. Com a pobreza de achar que poderiam ficar ricos sozinhos, construíram um país doente e vivem no meio da doença.
Há um grave quadro de pobreza entre os ricos brasileiros. E esta pobreza é tão grave que a maior parte deles não percebe. Por isso a pobreza de espírito tem sido o maior inspirador das decisões governamentais das pobres ricas elites brasileiras.
Se percebessem a riqueza potencial que há nos braços e nos cérebros dos pobres, os ricos brasileiros poderiam reorientar o modelo de desenvolvimento em direção aos interesses de nossas massas populares. Liberariam a terra para os trabalhadores rurais, realizariam um programa de construção de casas e implantação de redes de água e esgoto, contratariam centenas de milhares de professores e colocariam o povo para produzir para o próprio povo. Esta seria uma decisão que enriqueceria o Brasil inteiro - os pobres que sairiam da pobreza e os ricos que sairiam da vergonha, da insegurança e da insensatez.
Mas isso é esperar demais. Os ricos são tão pobres que não percebem a triste pobreza em que usufruem suas malditas riquezas".